[Logo DPP] [OQO] [HOME][ANALISE]
 
1. ENSAIOS DE PROSPECTIVA E EXERCÍCIOS DE CENARIZAÇÃO
Cenários de Longo Prazo para o Território do Continente. Uma Reflexão a Propósito do EDEC
J. M. Félix Ribeiro

Este texto estrutura-se em duas partes: numa primeira parte, após uma breve nota metodológica sobre o exercício de construçãode três cenários de longo prazo para a economia portuguesa, apresenta-se o resumo das principais características de cada um deles; numa segunda parte, descreve-se mais detalhadamente cada cenário em torno dos seguintes temas: Dinâmica das Actividades e da Especialização Internacional e sua "Matriz" Regional; Redes Infra-estruturais - Prioridades e Principais Realizações; Sistema Urbano e Organização do Território.

Prospectiva e Planeamento, vol. 3/4, 1997/98, p. 9-71

Progresso Técnico e Crescimento Económico: Algumas Considerações Teóricas
João Salazar Dias

Este artigo aborda as relações entre progresso técnico e crescimento económico, analisando as teorias e as componentes institucionais do crescimento.

Prospectiva e Planeamento, vol. 3/4, 1997/98, p. 73-94

Prospectiva e Cenários. Uma Breve Introdução Metodológica
J. M. Félix Ribeiro; Vítor Silva Correia; Paulo Carvalho

Apresenta uma introdução à prospectiva e, de modo sintético, algumas das metodologias de cenarização mais consagradas, recorrendo para o efeito a uma selecção e resumo de textos dos seus autores.

Lisboa, DPP, 1997, 86 p.

Portugal 2010. Posição no Espaço Europeu. Uma Reflexão Prospectiva

Apresenta uma análise estratégica do posicionamento de Portugal na nova União Europeia. O documento está estruturado em 3 capítulos: A Economia Mundial e a Globalização - apresenta um enquadramento geral, prévio à análise das possíveis evoluções europeias; A Europa: Globalização e Continentalização - apresentam-se quatro cenários de evolução possíveis do processo de integração e cooperação europeias; Portugal no Espaço Europeu - formulam-se três cenários alternativos de internacionalização e desenvolvimento da economia e organização interna do espaço europeu.

Lisboa, DPP, 1995, 246 p.

 

Cenários da Evolução Estrutural da Economia Portuguesa. 1995-2015

O documento organiza-se em três grandes capítulos. No primeiro, é feito um enquadramento internacional baseado na análise de desenvolvimentos prováveis de um conjunto de tendências que se vêm prenunciando de forma mais ou menos acentuada. Segue-se um capítulo onde é desenvolvida a perspectiva qualitativa dos cenários para a evolução estrutural da economia portuguesa no período 1995/2015; estes cenários foram construídos tendo em conta os impactos do enquadramento internacional e, em particular, das evoluções previsíveis do Espaço Europeu; são apresentados os principais factores cuja evolução (negativa) poderá comprometer a exequibilidade de cada cenário. Finalmente, no capítulo III apresenta-se a metodologia e os resultados do ensaio de quantificação.

Lisboa, DPP, 1995, 101 p.

[Logo DPP]

--------------